O futebol da Globo já atravessou dias melhores em termos de audiência. Mas, enquanto o telespectador desliga a TV ou a troca pela internet ou por passeios, a Globo não deixa de faturar alto. Muito pelo contrário: fatura cada vez mais.
Estudo de ibope obtido por Ooops! mostra que, enquanto a Globo perdeu quase um em cada 4 telespectadores na Série A do Brasileiro desde 2004, o valor de cada cota de patrocínio do futebol subirá quase 80% até o ano que vem.
Em 2004 (veja abaixo no gráfico, em amarelo) a média de audiência de uma partida da Série A do campeonato era de 25,5 pontos. Quatro anos depois (2008) a média caiu para 19,5 pontos. Queda, portanto de 23% no ibope.
Na contramão desse resultado está o valor de cada cota vendida pela Globo a patrocinadores da elite do futebol nacional. Quatro anos atrás a Globo pedia R$ 67,5 milhões por cota. Este ano, a mesma cota foi vendida por R$ 108 milhões (aumento de 60,3%).
Para o torneio do ano que vem a emissora pôs à venda cada cota por R$ 121 milhões --ou seja, um aumento de 79,2% em relação a 2004.
Embora permaneça líder incontestável com o futebol aos domingos --e o seja quase sempre às quartas-feiras também- a porcentagem de TVs ligadas (share) sintonizadas no futebol da Globo nesses dias também vem caindo.
Em 2004 o share foi de 45%. No ano seguinte, subiu para 47,2% mas desde então só faz cair. Este ano, o share futebolístico foi de 34,5% (queda de 23,1% em quatro anos).
0 Response to "Tá Caindo"